Stand Up Paddle na Restinga da Marambaia: Uma excelente opção para quem se hospeda na Pousada do Mar

Stand Up Paddle na Restinga de Marambaia
Stand Up Paddle na Restinga de Marambaia / Foto: casadoremo.com.br

A prática de esportes mais radicais tem se tornado comum em diversas regiões do país. O Stan Up Paddle vem ganhando espaço — e fama — nesse cenário.

Descubra uma nova forma de aproveitar os dias quentes do Rio de Janeiro. A prática de Stand Up Paddle tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por turistas e moradores da região.

Realizado em rios, lagos ou mares, o esporte tem um lugar especial em Barra de Guaratiba. Uma excelente opção para passeios em família, amigos e para fugir das agitadas praias da Cidade Maravilhosa.

O Stand Up Paddle

Stand Up Paddle na Restinga de Marambaia / Foto: casadoremo.com.br

O SUP, é um esporte que exige equilíbrio. Mas, mesmo aqueles que não tem tanto domínio assim podem se arriscar em cima da prancha, nem que seja sentado ou de joelhos, até se acostumar. Pessoas mais experientes se arriscam praticando no mar, onde as ondas deixam a dificuldade da prática maior.

Todos podem chegar ao nível de prática em que o equilíbrio é natural, basta prática. E para começar a praticar, nada melhor que procurar um lugar com boa estrutura, equipamentos e instrutores competentes para auxiliar quem está começando. E, na Zona Oeste do Rio de Janeiro existem lugares específicos para o SUP.

Alguns estão localizados na Restinga da Marambaia, e oferece o aluguel de equipamentos, local para passar o tempo em contato com a natureza e instrutores capacitados. A variedade de locais vem crescendo de acordo com a procura, mas é preciso identificar aquele que lhe apresenta uma maior segurança.

Ao se aventurar pelas águas, é possível adentrar parte do mangue e chegar aos bancos de areia. Tem “sortudos” que conseguem ver tartaruguinhas em algumas épocas do ano. Com uma paisagem de tirar o fôlego o passeio permite conhecer uma nova cara da Cidade Maravilhosa, e que ainda é pouco explorada.

A Restinga de Marambaia

Stand Up Paddle na Restinga de Marambaia / Foto: casadoremo.com.br

A Restinga está localizada em Barra de Guaratiba e tem a natureza do local muito preservada. Com acesso restrito, a Marinha do Brasil é a responsável pela administração da região que tem cerca de 42km de extensão.

Parte do local está dentro de uma área de preservação ambiental, o que torna a natureza ainda mais presente na região. Portanto, ao praticar o SUP é importante verificar as direções e caminhos disponíveis para se aventurar, e não correr risco de entrar em áreas restritas.

Parte interessante da história local é que a região, na época em que o Brasil ainda era um país escravocrata, recebia os escravos trazidos do continente africano. O objetivo de desembarcarem lá era engordá-los antes da venda. Com a Lei Áurea, eles continuaram na região, vivendo da pesca. Com a posse da Marinha, nos anos 70, os descendentes tiveram que deixar o local.

Dicas

Para quem resolver se aventurar algumas dicas são importantes:

  • Chegue cedo — embora ainda não seja o grande foco dos turistas, a região tem ganhado o gosto de cariocas e visitantes. Quanto mais cedo chegar, mais você aproveita e começa com o espaço mais tranquilo.
  • Vá preparado — roupa de banho é item indispensável, mas leve também protetor solar e repelente. A região é famosa pela natureza selvagem, incluindo os insetos e mosquitos.
  • Passe o dia — você pode passar o dia, seja no local do SUP ou na região. O que não vai faltar é opção para se divertir com sua família ou até mesmo sozinho.
  • Registre — registre o momento com muitas fotos para recordar depois, mas não se prenda na conectividade para perder o melhor que o local pode te oferecer: viver a experiência.
  • Use coletes — principalmente se você não sabe nadar. O colete irá te dar uma segurança a mais na hora da prática e da diversão.

A Barra de Guaratiba

Localizada na Zona Oeste do Rio, a região tem se tornado famosa pelas opções de passeio que vão na contramão daqueles oferecidos na Zona Sul e região central da cidade. Com trilhas, prática de SUP e rapel, o que não falta é opção de passeio para quem quer se aventurar.

Para quem gosta de passeios mais calmos, existe a Praia de Barra de Guaratiba, bem localizada e com uma estrutura excelente para receber turistas. O Sítio Burle Marx e o Alambique Maxi Cana também entram para o roteiro de passeios da região que, mesmo afastada dos holofotes tem muito a oferecer.

Agora você tem mais uma opção de passeio para sua lista do que fazer no Rio de Janeiro. Saindo do óbvio e se aventurando, você irá conhecer uma nova cara da Cidade Maravilhosa e vai querer retornar e chamar todos para conhecer com você. A região conta ainda com diversos outros passeios para você aproveitar.

Vá preparado, passe o dia e curta o passeio. As paisagens da região são de tirar o fôlego e vão te impressionar. O passeio é ideal para famílias também, e a segurança do visitante vem em primeiro lugar.

Este artigo foi publicado pela redação do site ZONA OESTE RJ (ttps://zonaoesterj.com/), portanto, todos os direitos reservados aos seus respectivos autores. Esta publicação tem como finalidade apresentar/divulgar o turismo local de Barra de Guaratiba.

0 Comentários

Visite a pousada com o Day Use

Você pode fazer uma visita pessoalmente à pousada sem fazer uma reserva de quarto, basta adquirir o Day Use e usufruir dos serviços de Restaurante e Bar da pousada, além de ter um acesso privilegiado a uma praia exclusiva.

x

Olá, posso ajudá-la(o)?

Atenção, não caia em fraude, nós não solicitamos dados bancários/financeiros. Inicie uma conversa conosco agora!