Pedra flutuante - A famosa trilha da Pedra do Telégrafo - Ótimas fotos para tirar próximo a Pousada do Mar Guaratiba

Trilha da Pedra do Telégrafo
Trilha da Pedra do Telégrafo / Foto: 6 viajantes.com.br

Trilha da Pedra do Telégrafo

Conheça um dos principais pontos turísticos do Parque Estadual da Pedra Branca e famoso pelas fotos nas redes sociais.

A Pedra do Telégrafo é famosa nas redes sociais pelas fotos divulgadas. Dependendo do ângulo a percepção é que a pessoa está pendurada no topo dela, o que não condiz com a verdade.

Isso não tira a beleza do local, e da foto. Mas, diferente do que muitos possam pensar, a localização não é entre os pontos mais badalados do Rio de Janeiro. A Pedra do Telégrafo fica na Zona Oeste da cidade.

Aqui vamos contar tudo o que você precisa saber para chegar até lá e garantir a sua foto sensação, além de desfrutar de uma vista maravilhosa e um percurso diferente daquilo que você espera encontrar no Rio de Janeiro.

Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Barra de Guaratiba. Para chegar até ela, existem duas maneiras, e ambas é através de trilhas. A primeira trilha começa na Rua Parlon Siqueira e é a mesma que dá acesso as praias selvagens da região.

A outra trilha começa próximo a Restinga do Marambaia, e segue por área militar. Portanto é importante se informar e não seguir em caminho não permitido. Uma curiosidade sobre o local: durante a Segunda Guerra Mundial, os militares usaram a região como abrigo e lá tem uma Bandeira Nacional.

Aos finais de semana o local costuma estar mais cheio, sendo necessário aguardar a sua vez para tirar a famosa foto. Para quem tem a possibilidade de aproveitar durante a semana, a chance de encontrar o lugar mais vazio é grande. É importante tomar cuidado na hora da foto, um passo em falso e você pode realmente cair.

A foto acontece em uma parte da pedra, que é muito mais extensa. Além de aproveitar para registrar o momento curta a paisagem e sinta a sensação de liberdade e paz que só a natureza consegue nos oferecer, aproveitando a vista incrível que a região oferece.

Trilha da Pedra do Telégrafo

A Trilha

A trilha que leva até a Pedra tem cerca de 3,5 km em sua extensão total. Ela também dá acesso a Pedra da Tartaruga e as 5 praias selvagens da região. É possível percorrer o caminho sozinho, mas quem preferir existem guias na região para auxiliar a caminhada.

Com modalidade de moderada a difícil, a trilha pode ser realizada por todas as idades, e tem duração de cerca de 50 minutos. Ela está em meio a Mata Atlântica. O uso de repelente é fundamental, assim como ir de tênis e com água.

Para quem quiser passar o dia, pode fazer toda a trilha, parando para conhecer os diversos pontos que estão distribuídos em sua extensão, misturando aventura, sol e banho de mar em um único passeio.

Dicas

  • Use roupas leves, boné e tênis.
  • Lembre-se de levar água e um lanche.
  • Fique atento a luz solar, ela é a única fonte de iluminação do local.
  • Quanto mais cedo você for, mais vazio vai encontrar o local.
  • Preste atenção na previsão do tempo, as chuvas podem atrapalhar a trilha e subida na pedra.
  • A região não conta com serviços urbanos como quiosques, banheiros e vendedores ambulantes.

Curiosidades

  • A Pedra está a 354m de altitude.
  • Do alto é possível observar as praias de Grumari, Funda e Praia do Meio, a Barra da Tijuca, o Recreio e a Pedra da Gávea.

Como chegar

Primeiramente é preciso chegar até a Barra de Guaratiba, região mais afastada da Zona Sul e Centro do Rio de Janeiro. Há as opções de carro e ônibus para quem optar por conhecer a região ainda pouco explorada da cidade.

  • Ônibus — no terminal Alvorada, pegue o BRT 25 (sentido a Mato Alto). Desça na estação Ilha de Guaratiba. Atravesse o trevo e pegue o ônibus 867, até Barra de Guaratiba e vá até o ponto final.
  • Carro — a estrada que dá acesso a Barra de Guaratiba é a Roberto Burle Marx.

Após chegar a Barra de Guaratiba, é preciso encontrar o caminho até a Rua Parlon Siqueira, onde começa a trilha que dá acesso as praias selvagens, Pedra do Telégrafo e Pedra da Tartaruga. A trilha é bem-sinalizada, mas quem preferir é possível contratar guias para fazer o percurso em grupo.

Com uma extensão de aproximadamente 1.880 metros para chegar até a Pedra do Telégrafo, você vai encontrar uma paisagem de tirar o fôlego e que vai render inúmeras fotos, além da famosa foto se agarrando a pedra.

Para quem desejar ver o pôr-do-sol, a dica é levar uma lanterna para a trilha na hora de retornar. Caso prefira ver o nascer do sol, mesmo acordando muito cedo, vale a caminhada pelo maravilhoso show da natureza que você terá acesso.

Deixe seu comentário abaixo:
Este artigo foi publicado pela redação do site ZONA OESTE RJ (https://zonaoesterj.com/), portanto, todos os direitos reservados aos seus respectivos autores. Esta publicação tem como finalidade apresentar/divulgar o turismo local de Barra de Guaratiba.

0 Comentários

Visite a pousada com o Day Use

Você pode fazer uma visita pessoalmente à pousada sem fazer uma reserva de quarto, basta adquirir o Day Use e usufruir dos serviços de Restaurante e Bar da pousada, além de ter um acesso privilegiado a uma praia exclusiva.

x

Olá, posso ajudá-la(o)?

Atenção, não caia em fraude, nós não solicitamos dados bancários/financeiros. Inicie uma conversa conosco agora!